quinta-feira, 26 de maio de 2016

Sim, o feminismo é necessário

Não queria voltar a escrever no blog por esse motivo mas não estou conseguindo me calar mais.

Acordei na manhã de ontem (25) e fui fazer o habitual, olhar minhas redes sociais. Entrei no twitter e vi uma quantidade considerável de comentários falando sobre um video, então fui no perfil do rapaz (que apareceu constantemente na timeline naquela manhã) e fiquei horrorizada e triste com o conteúdo do vídeo.

Falei um pouco, naquela manhã e no decorrer do dia, sobre o vídeo, sobre a atitude bizarra de ver VÁRIAS pessoas rindo de um CRIME. Denunciamos o perfil que postou o vídeo e acabou que a mobilização foi tanta, que virou notícia. Talvez se não tivéssemos denunciado, seria mais um caso de estupro negligenciado pela sociedade.

Mas esse não é o ponto. Infelizmente eu tive o desprazer de assistir os trinta segundos de vídeo que me fizeram chorar, chorar porque podia ser EU no lugar daquela menina, podia ser minha mãe, minha irmã, minha vó, minha tia, minha prima, qualquer familiar ou qualquer amiga minha. O conteúdo, um tanto pesado, trazia os rapazes falando e rindo bastante, dizendo  que 30 homens abusaram daquela menina que estava visivelmente inconsciente/dopada, mostraram suas partes intimas machucadas e sagrando, enquanto zombavam dela.

Ela foi estuprada, humilhada, ridicularizada na internet e vem um jornal (G1) postar uma matéria dizendo que é uma "SUSPEITA" de estupro? Isso realmente é só uma suspeita? Existe um vídeo mostrando a vítima SANGRANDO pelas partes íntimas, homens zombando dizendo que o trem bala entrou no anus dela, e isso é só uma suspeita?

Sim, a menina foi ridiculizada no vídeo por aqueles rapazes porém todas as mulheres foram ridicularizadas por essa manchete. Nos tratam como loucas, estéticas, malucas por termos medo de homens, medo de andar sozinhas independente da hora do dia, medo de sermos abusadas. Não, não foram 30 doentes que estupraram aquela menina, foram 30 homens, talvez de diferentes cores, raças, etinias, religiões, fisionomias.

Quando há a generalização de que temos medo de todos os homens, muitos levantam a voz para dizer que é errada a generalização. Mas pergunte pra si mesmo, existe um tipo certo de estuprador? Nós olhamos e sabemos identificar quem é ou não? Não. Infelizmente, devido à cultura de nossa sociedade, nós temos que ter medo, ter precauções para que nada de ruim venha acontecer conosco.

Ao invés de se ferir por causa de uma generalização ruim mas necessária, nos ajudem a mudar isso. O feminismo é necessário, a igualdade é necessária. Nós não somos "malucas, estéticas, loucas", vocês não entendem porque não sentem o que nós sentimos. Não é mania de perseguição, é a insegurança de não se sentir protegida em lugar nenhum.

Que esse infeliz acontecimento sirva de lição, que sirva de conscientização. E que possa abrir a mente de muitos. Principalmente que todos entendam de uma vez que o estupro NÃO é culpa da vítima, não é culpa do que ela estava vestindo, do lugar onde estava, se bebeu ou não. Ninguém pede para ser estuprada. Parem de tirar a culpa do homem estuprador e depositar na mulher, que é a vítima da situação.

E pra finalizar, meus mais sinceros sentimentos para a menina, peço perdão por cada palavra proferida contra você, por seus machucados, seus ferimentos, infelizmente nenhuma palavra pode melhorar sua situação. E depois que seu corpo melhor, eu sei, ficará a dor emocional, mas saiba que você não tá sozinha, nós estamos aqui, nossos corações estão com você, estamos pensando em você, torcendo pra que você fique bem. E termino isso, citando a frase do nosso querido Adriano Imperador: "Que Deus perdoe essas pessoas ruins".

(Foto: Reprpdução/Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário